Cometes lingafelteri, Hovore, Frank T. & Santos-Silva, Antonio, 2007
publication ID |
https://doi.org/ 10.1590/s0031-10492007000500001 |
persistent identifier |
https://treatment.plazi.org/id/D562803D-F211-385F-0A14-FD9CFB7665BD |
treatment provided by |
Carolina |
scientific name |
Cometes lingafelteri |
status |
sp. nov. |
Cometes lingafelteri View in CoL sp. nov.
( Fig. 3 View FIGURAS 1-6 )
Etimologia: Espécie dedicada a Steven W. Lingafelter (USNM), pelo empréstimo de material para estudo.
Fêmea ( Fig. 3 View FIGURAS 1-6 ): Face dorsal da cabeça convexa brilhante, verde-escura com reflexos violáceos; área entre os olhos com pontos grossos e confluentes (principalmente próximo dos olhos) e sulcos oblíquos em torno da sutura coronal; área entre os olhos e o occipício com pontos grossos e moderadamente esparsos; toda a superfície com pêlos flavos moderadamente longos e abundantes (branco-amarelados em algumas áreas). Face ventral da cabeça da mesma cor da face dorsal. Área hipostomal lisa, brilhante e com pilosidade longa e esparsa. Espaço interocular dorsal igual 2,5 vezes a largura de um lobo. Último segmento dos palpos maxilares fusiforme. Antenas violáceas; 1,5 vezes mais longas do que o corpo. Escapo alargado para o ápice, principalmente nos apicais. Antenômero III apenas mais curto do que o escapo.
Protórax mais longo do que largo (desprezandose os tubérculos laterais); tubérculos laterais salientes e com ápice arredondado. Pronoto da mesma cor da cabeça; margens anterior e posterior com sulcos transversais; pontuação entre as calosidades grossa, abundante e anastomosada; disco com cinco calosidades bem-marcadas, das quais, apenas a central não é pontuada (pontos das calosidades látero-anteriores mais esparsos do que das látero-posteriores); pilosida- de longa e moderadamente esparsa (mais concentrada nas laterais). Prosterno esverdeado; área anterior com pêlos longos. Processo prosternal não atinge a borda posterior das procoxas; ápice estreito e arredondado. Metasterno verde-acastanhado com reflexos violáceos; pilosidade relativamente abundante; área central lisa e glabra. Élitros alaranjados, exceto: uma mancha violácea que inicia no meio da margem anterior, alarga-se para o escutelo, envolvendo-o, torna-se sutural antes do ápice do quarto basal e alarga-se gradualmente antes do meio do élitro, onde se estreita e termina; outra macha da mesma cor, epipleural, que começa na base e termina aproximadamente no meio do élitro; pontuação grossa e abundante; cada élitro com duas carenas, das quais a mais externa é mais marcada e longa; pilosidade fina e moderadamente longa. Urosternitos da mesma cor que o metasterno; pontuação apenas grossa e esparsa; pilosidade longa e esparsa. Pernas violáceas; metafêmures apenas fusiformes e com lobos apicais salientes e arredondados no ápice.
Dimensões em mm (♀): Comprimento total (incluindo mandíbulas), 10,3; comprimento do protórax no centro, 1,5; largura do protórax entre os ápices dos tubérculos laterais, 1,7; largura do protórax na frente, 1,3; largura do protórax atrás, 1,4; largura umeral, 2,0; comprimento elitral, 7,2.
Material-tipo: Holótipo ♀, PANAMÁ, Bocas del Toro: Almirante , 23.V.1972, R. Andraws col. ( USNM) .
Discussão: Cometes lingafelteri sp. nov. é semelhante a C. flavipennis Buquet, 1851 , pelo colorido e forma geral do corpo, mas difere: escutelo enegrecido; manchas elitrais violáceas. Em C. flavipennis ( Fig. 54 View FIGURAS 53-56 ) o escutelo e os élitros são alaranjados. É similar também a C. amabilis (Martins & Galileo, 2001) , da qual difere pela área violácea em torno do escutelo e pelo escapo mais curto. Cometes amabilis (Martins & Galileo, 2001:16, fig. 2) possui mancha transversal no meio dos élitros e pilosidade da face dorsal da cabeça mais esparsa. Vide discussão sobre C. morrisi sp. nov.
USNM |
Smithsonian Institution, National Museum of Natural History |
No known copyright restrictions apply. See Agosti, D., Egloff, W., 2009. Taxonomic information exchange and copyright: the Plazi approach. BMC Research Notes 2009, 2:53 for further explanation.