Cometes marcelae, Hovore & Santos-Silva, 2007
publication ID |
https://doi.org/ 10.1590/s0031-10492007000500001 |
persistent identifier |
https://treatment.plazi.org/id/D562803D-F211-385E-0843-FB5CFCEF651D |
treatment provided by |
Carolina |
scientific name |
Cometes marcelae |
status |
sp. nov. |
Cometes marcelae View in CoL sp. nov.
( Figs. 5 View FIGURAS 1-6 , 42 View FIGURAS 36-45 )
Etimologia: Homenagem à Marcela Laura Monné do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Macho ( Fig. 5 View FIGURAS 1-6 ): Face dorsal da cabeça suavemente convexa, brilhante, azul-escura com reflexos violáceos; área entre a base dos tubérculos anteníferos e lobos oculares superiores, com pontos muito grossos e anastomosados; área entre os olhos e o occipício com pontos grossos e abundantes (gradualmente mais finos em direção ao occipício); pilosidade flava, esparsa e moderadamente longa (mais concentrada junto à borda dos olhos). Sutura coronal bem-marcada. Face ventral da cabeça azul-escura com reflexos violáceos. Área hipostomal lisa, brilhante e com pêlos longos e dispersos. Espaço interocular dorsal com o dobro da largura de um lobo. Último segmento dos palpos ma- xilares nitidamente alargado para o ápice, mais grosso do que os demais e com ápice truncado. Antenas apenas mais curtas do que o dobro do comprimento do corpo. Escapo azul-escuro com suaves reflexos violáceos, gradualmente engrossado para o ápice e apenas mais longo do que o antenômero III; pontuação abundante, grossa e bem-marcada na metade basal, gradualmente mais rasa e esparsa em direção ao ápice; pilosidade longa e pouco concentrada. Antenômeros III-XI azul-escuros com reflexos violáceos (antenômeros VIII-XI mais acastanhados).
Protórax mais longo do que largo (desprezando-se os tubérculos laterais); tubérculos laterais grandes e arredondados no ápice. Pronoto da mesma cor da face dorsal da cabeça; pontuação grossa e anastomosada em torno da calosidade central e esparsa em direção às laterais; pilosidade flava, longa e esparsa no disco e mais abundante nas laterais; calosidades bem-marcadas: a central, longitudinal e lisa; as duas látero-anteriores circulares e lisas; e as duas láteroposteriores circulares e com pontos esparsos. Prosterno castanho-escuro com reflexos azulados e violáceos e uma faixa transversal castanho-clara no terço anterior. Processo prosternal atinge a borda posterior das procoxas, fortemente afilado no meio e com ápice arredondado. Meso- e metasterno azul-escuro com reflexos violáceos; metasterno com pontuação grossa próximo aos metepisternos, gradualmente mais fina em direção ao centro do disco, que é liso; pilosidade relativamente longa e abundante nas laterais; centro do disco glabro. Élitros alaranjados em quase toda extensão da metade basal, azul-escuro brilhante com reflexos violáceos no restante; pontuação grossa e abundante na área alaranjada e mais grossa e confluente na área azul-escura; cada élitro com uma carena bem-marcada, que inicia na base, próximo ao úmero, e desaparece gradualmente pouco além do meio do élitro; pilosidade flava (metade apical com alguns pêlos escurecidos), longa e esparsa na área alaranjada e progressivamente mais curta e abundante em direção ao ápice; ápice elitral estreito. Urosternitos brilhantes, azul-escuros com reflexos violáceos; pilosidade dos urosternitos I-III longa e relativamente abundante nas laterais e esparsa no centro; pilosidade dos urosternitos IV-V com distribuição mais uniforme em toda a superfície. Pernas azul-escuras com reflexos violáceos, exceto partes das pro- e mesocoxas, trocânteres, extremo apical dos fêmures e quinto basal das tíbias; ápice dos fêmures com lobos arredondados. Tarsômeros IV alargados.
Dimensões em mm (♂): Comprimento total, 8,5; comprimento do protórax no centro, 1,3; largura do protórax
entre os ápices dos tubérculos laterais, 1,3; largura do protórax na frente, 1,1; largura do protórax atrás, 1,1; largura umeral, 1,2; comprimento dos élitros 5,9.
Material-tipo: Holótipo ♂, COLÔMIBA, Risaralda: Chocó ( Parque Natural Nacional Ensenada de Utría Cocalito Dosel – 6°1’N, 77°20’W; 20 m), 1.XI-26. XII.2000, J. Pérez col. ( IAHC) GoogleMaps .
Discussão: Cometes marcelae sp. nov. é semelhante a C. spinipennis (Villiers, 1958) , pelo colorido e pela forma do ápice elitral. Diferencia-se: corpo mais esguio; parte alaranjada dos élitros mais extensa ( Fig. 5 View FIGURAS 1-6 ); ápice elitral ( Fig. 42 View FIGURAS 36-45 ) estreito, mas sem espinho. C. spinipennis é mais volumosa, a parte alaranjada dos élitros é mais curta (apenas ultrapassa o terço basal) e o ápice elitral possui espinho nítido ( Fig. 43 View FIGURAS 36-45 ). Assemelha-se também a C. tumidicollis (Villiers, 1959) , também descrita da Colômbia, pelo desenho elitral e forma do ápice elitral, mas difere pela forma geral do corpo que é mais estreita, pelas margens laterais da cabeça, atrás dos olhos, que são mais nitidamente convergentes para a base e pelo escapo mais fino na base e mais sinuoso na face externa. Em C. tumidicollis ( Fig. 53 View FIGURAS 53-56 ), o corpo é mais volumoso, as margens laterais da cabeça, atrás dos olhos são mais paralelas e o escapo é mais grosso na base e menos sinuoso na face externa.
No known copyright restrictions apply. See Agosti, D., Egloff, W., 2009. Taxonomic information exchange and copyright: the Plazi approach. BMC Research Notes 2009, 2:53 for further explanation.
Kingdom |
|
Phylum |
|
Class |
|
Order |
|
Family |
|
Genus |