Cometes turnbowi, Hovore & Santos-Silva, 2007

Hovore, Frank T. & Santos-Silva, Antonio, 2007, Novas Espécies De Cometes Audinet- Serville, 1828 (Coleoptera, Cerambycidae), Papéis Avulsos de Zoologia 47 (5), pp. 75-96 : 94

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/s0031-10492007000500001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/D562803D-F206-384F-0BF2-FB7CFDEA60FD

treatment provided by

Carolina

scientific name

Cometes turnbowi
status

sp. nov.

Cometes turnbowi View in CoL sp. nov.

( Figs. 14 View FIGURAS 13-18 , 41 View FIGURAS 36-45 )

Etimologia: Espécie dedicada a Robert H. Turnbow (RHTC), coletor de um dos parátipos.

Fêmea ( Fig. 14 View FIGURAS 13-18 ): Face dorsal da cabeça subplana, preta, opaca, exceto os tubérculos anteníferos e a área entre eles, que são castanhas; pontuação muito densa e grossa, exceto entre os tubérculos anteníferos, onde é sublisa e brilhante; pilosidade flava, curta e esparsa. Face ventral da cabeça castanho-escura, com mancha triangular mais clara na área centro-anterior e mancha triangular amarelada na área centro-posterior. Área hipostomal lisa, brilhante e com pêlos longos e esparsos. Espaço interocular dorsal igual à largura de um lobo. Último segmento dos palpos maxilares fusiforme e apenas mais grosso do que os demais. Antenas enegrecidas, uma vez e meia mais longas do que o corpo; escapo gradualmente engrossado para o ápice, mais longo do que o antenômero III; pontuação abundante e anastomosada na metade basal e suavemente mais grossa e esparsa para o ápice; pilosidade curta e decumbente.

Protórax mais longo do que largo (desprezandose os tubérculos laterais); tubérculos laterais pequenos e fortemente aguçados. Pronoto preto, exceto nos ângulos anteriores e posteriores, que são acastanhados; pontuação grossa e muito densa; as cinco calosidades marcadas; pilosidade flava, curta e decumbente. Prosterno avermelhado na região anterior e enegrecido no restante; pilosidade curta e esparsa. Processo prosternal atinge a borda posterior das procoxas; ápice afilado. Metasterno castanho-escuro; pontuação abundante, grossa e bem-marcada (mais grossa e profunda em direção aos metepisternos); pilosidade relativamente longa e abundante; área central lisa e glabra. Élitros ( Fig. 41 View FIGURAS 36-45 ) avermelhados, subopacos, com áreas enegrecidas: uma faixa larga, que inicia na base, acompanha a sutura, circunda o ápice e retorna pela epipleura até a base do úmero; outra pequena, longitudinal, localizada no terço apical; pontuação densa e grossa; apenas uma carena nítida, que inicia próximo ao úmero e termina no terço apical; pilosidade flava, entremeada por pêlos acastanhados, curta, esparsa e subalinhada; ápice elitral arredondado. Urosternitos castanho-escuros com pontos e pêlos moderadamente abundantes. Pernas alaranjadas, com o quarto apical das tíbias castanho-claro e os tarsos castanho-escuros.

Dimensões em mm (♀). Comprimento total, 8,6-9,0; comprimento do protórax no centro, 1,4; largura do protórax entre os ápices dos tubérculos laterais, 1,6-1,7; largura do protórax na frente, 1,2-1,3; largura do protórax atrás, 1,3; largura umeral, 1,8-1,9; comprimento dos élitros 5,7-6,0.

Material-tipo: Holótipo ♀, PANAMÁ, Panamá: Ilha Barro Colorado (9°9’N, 79°51’W), 26.VI.1996, Pickering & Windsor col. ( ACMT) GoogleMaps . Parátipos – PANA- MÁ. Panamá: Ilha Barro Colorado (9°9’N, 79°51’W), ♀, [sem data de coleta], Pickering & Windsor col. ( MZSP) GoogleMaps ; Parque Nacional Soberania , ♀, 23.V.199, R. Turnbow col. ( RHTC) .

Discussão: Semelhante a C. carinatus Villiers, 1958 , principalmente pelo padrão do desenho elitral. Difere: presença de mancha longitudinal no terço posterior do élitro ( Fig. 41 View FIGURAS 36-45 ); espaço interocular dorsal, igual à largura de um lobo; pontuação e pilosidade elitrais mais esparsas; ápice elitral ( Fig. 41 View FIGURAS 36-45 ) mais arredondado. Em C. carinatus (Villiers, 1958a:408, fig. 2) os élitros não apresentam a mancha longitudinal separada do restante, o espaço interocular dorsal tem mais do triplo da largura de um lobo, a pontuação e a pilosidade elitrais são mais cerradas e o ápice elitral é mais estreito. De C. hirticornis Lepeletier & Audinet-Serville, 1828 , difere, principalmente de presença de grande área clara sobre os élitros. Em C. hirticornis os élitros são uniformemente escuros (raramente com algumas pequenas áreas claras, em geral, na base).

MZSP

Sao Paulo, Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Cometes

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF