Hemilocrinitus, Galileo & Martins, 2005

Galileo, Maria Helena M. & Martins, Ubirajara R., 2005, Contribuição aos Hemilophini Da Costa Rica (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae), Papéis Avulsos de Zoologia 45 (10), pp. 103-109 : 108

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492005001000001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.4900817

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/AB008797-FF9B-FFE5-F88E-F9130C5CF99E

treatment provided by

Carolina

scientific name

Hemilocrinitus
status

gen. nov.

Hemilocrinitus View in CoL gen. nov.

Etimologia. Latim, crinitus = com cabelos longos, alusivo à franja dos antenômeros.

Espécie-tipo, Hemilocrinitus barbatus sp. nov.

Fronte dos machos sem projeções. Tubérculos anteníferos projetados e próximos. Lobos oculares superiores mais distantes entre si do que a largura de um lobo. Antenas com onze artículos. Escapo cilíndrico tão longo quanto o antenômero III. Antenômeros III e IV com franja interna de pêlos longos. Antenômero III com comprimento subigual ao do escapo e apenas mais longo do que o IV. Protórax tronco-cônico, com gibosidade lateral muito discreta. Pronoto sem tubérculos. Élitros longos, com única carena manifesta, que quase atinge o ápice; lados leve e gradualmente expandidos na metade apical. Úmeros não projetados. Extremidades elitrais arredondadas. Metasterno com sulco longitudinal profundo. Pernas curtas; ápices dos metafêmures atingem o meio do urosternito III. Trocanteres normais.

Discussão. Antenômeros III e IV com franja densa e élitros com única carena tornam Hemilocrinitus semelhante aos gêneros: Arixiuna Martins & Galileo, 1992 e Cuicirama Martins & Galileo, 1992 . Distinguese de Cuicirama pela franja de pêlos dos antenômeros III e IV com o mesmo comprimento; pelo antenômero III tão longo quanto o escapo; pelas antenas mais curtas que o corpo e pelos tubérculos anteníferos próximos e projetados. Em Cuicirama a franja de pêlos do antenômero IV é mais longa que a do III; antenômero III mais longo que o escapo; as antenas são mais longas que o corpo e os tubérculos anteníferos são distantes e não projetados.

Difere de Arixiuna pela ausência de costas no dorso dos élitros; pelos tubérculos anteníferos próximos e projetados e pelos élitros levemente expandidos na metade apical. Em Arixiuna os élitros apresentam costas dorsais; os tubérculos anteníferos são distantes e não projetados e os élitros são pouco expandidos para o ápice [menos em A. varians (Bates, 1881) ].

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF