Eciton rogeri Dalla Torre

Borgmeier, T., 1939, Nova contribuição para o conhecimento das formigas neotropicais (Hym. Formicidae)., Revista de Entomologia, São Paulo 10, pp. 403-428 : 406

publication ID

6484

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6287247

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/A94FC237-B0DB-09DA-CB5A-4EA9FCD7BD8E

treatment provided by

Christiana

scientific name

Eciton rogeri Dalla Torre
status

 

Eciton rogeri Dalla Torre   HNS , 1892

A menor de todas as espécies de Eciton   HNS s. str. O macho é desconhecido. Distribuição geographica: Mexico até a Argentina. Na minha collecção existe material de: Amazonas (S. Gabriel), Pernambuco (Tapera), Goyaz (Campinas), S. Paulo e Paraguay.

A fêmea foi descripta por mim sobre um exemplar de Costa Rica do Museu de Hamburgo. Possuo também diversas fêmeas de Goyaz; uma delias pude observar viva (XII. 1935) por occasião da minha excursão a Campinas (Goyaz); o ninho se achava num grande cupinzeiro de Cornitermes sp.; os soldados e operários são pouco aggressivos.

Em 1937, o rev. P. Schwarzmaier me mandou 3 puparios que continham fêmeas completamente desenvolvidas e que estavam sendo carregados pelos operários. Penso que esta é a primeira vez que se encontram puparios femininos de Eciton   HNS . Comprimento do pupario: 16 mm; coloração pardo-escura.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hymenoptera

Family

Formicidae

Genus

Eciton

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF