Agrilus dubiosus, Curletti & Migliore, 2014

Curletti, Gianfranco & Migliore, Letizia, 2014, O gênero Agrilus Curtis, 1829 nas coleções do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (Coleoptera: Buprestidae), Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) 54 (8), pp. 81-106 : 87-88

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/0031-1049.2014.54.08

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.10528929

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/9339943C-CE3C-0206-6E0F-F908674F36DE

treatment provided by

Carolina

scientific name

Agrilus dubiosus
status

sp. nov.

Agrilus dubiosus sp. nov.

( Fig. 5 View FIGURAS 1‑6 )

Etimologia: latim, dubiosus = duvidoso (ver notas comparativas).

Comprimento 6,6 mm. Fronte verde, microesculturada e glabra. Clípeo separado da fronte por uma fina carena transversal. Antenas verdes, denteadas a partir do antenômero IV. Olhos grandes, globosos, ocupam 4/5 da cabeça. Pronoto com carena pré-umeral inteira, unida à carena marginal antes do meio do pronoto. No lado interno da parte anterior da carena pré-umeral, uma linha de pubescência amarela, como as do élitro. Carenas marginais divididas também na base, com a submarginal levemente curva para baixo na parte posterior. Mentoneira com margem anterior não sinuada e pouco convexa. Processo prosternal com bordas laterais paralelas, espessas e em relevo. Laterotegitos com uma mancha pubescente no segmento basal. Lado ventral do corpo preto, com pubescência branca nos metepiternos e nas metacoxas. A mesma pubescência, mas no formato de manchas nos lados dos urosternitos II, III, e IV. O urosternito I apresenta linha pubescente longitudinal mediana com pouco mais do que a metade do mesmo. Pernas brônzeo-esverdeadas. Unhas anteriores bífidas. Metatarso mais longo que a metatíbia. Artículo I longo quanto a soma dos três seguintes (I = II + III + IV). Edeago fusiforme, com lobo mediano acuminado ( Fig. 19 View FIGURAS 19‑24 ).

Descrição dos parátipos: Comprimento 5,9-6,3 mm. Dois exemplares possuem élitros pretos ao invés de verde-escuro.

Material tipo: Holótipo ♂: BRASIL, Amazonas, Itacoatiara , I.1963, Dirings leg. ( MZUSP). Parátipo 7 ♂♂: idem, ( MZUSP & MCCI) .

Discussão: A. laetabilis Kerremans, 1897 , descrito de Minas Gerais, apresenta as mesmas características morfológicas que A. dubiosus e tivemos dúvida em atribuír os exemplares citados acima à uma nova espécie.

A dúvida aumenta pelo fato de A. laetabilis ter sido descrito em base à apenas um exemplar de sexo feminino, enquanto a série típica de A. dubiosus é composta apenas por machos, por isso as pequenas diferenças podem ser atribuídas a dimorfismo sexual. Todavia, a nítida diferenciação zoogeográfica (Itaituba encontra-se no coração da Amazônia) levou-nos à descrição, na esperança de que seja encontrado um macho da espécie do Kerremans e a comparação entre os respectivos edeagos possa resolver o problema definitivamente.

Os principais caracteres de diferenciação podem ser resumidos como segue:

MZUSP

Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

MCCI

Museo Civico di Storia Natural de Carmognola

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Buprestidae

Genus

Agrilus

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF