Ommata andina Clarke, 2010

Santos-Silva, Antonio, Martins, Ubirajara R. & Clarke, Robin O. S., 2010, Contribuição Para O Estudo Dos Rhinotragini (Coleoptera, Cerambycidae). Ii. Revisão De Ommata White, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (39), pp. 595-621 : 604-606

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010003900001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.13307756

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/6619DB53-FFFC-FFB7-4B6D-7D434711A801

treatment provided by

Felipe

scientific name

Ommata andina Clarke
status

sp. nov.

Ommata andina Clarke View in CoL , sp. nov.

( Fig. 13 View FIGURAS 10‑13 )

Etimologia: Alusivo a região na qual o holótipo foi coletado.

Diagnose: Ommata andina sp. nov. difere de todas as outras espécies do gênero pela cavidade procoxal fracamente aberta e todos os tarsos pretos. Assemelha-se a Ommata buddemeyerae Clarke, 2010 , mas difere: antenômeros I-VIII e XI pretos; tarsos pretos; abdome quase tão longo quanto a cabeça e o tórax reunidos; distância entre os lobos oculares inferiores 3,7 vezes mais estreita do que a largura de um lobo; clava metafemoral não ultrapassa inteiramente o ápice elitral. Em O. buddemeyerae apenas os dois ou três primeiros antenômeros são pretos, os tarsos são acastanhados, o abdome é distintamente mais curto do que a cabeça e o tórax reunidos, a distância entre os lobos oculares inferiores é 5,0 vezes mais estreita do que a largura de um lobo e a clava metafemoral ultrapassa nitidamente o ápice elitral. Além disso, as duas espécies ocorrem em regiões ecológicas diferentes: O. andina sp. nov. ocorre em área submontana (1.893 m) de floresta subtropical e O. buddemeyerae em terras mais baixas (440 m) com floresta tropical.

Macho ( Fig. 13 View FIGURAS 10‑13 ): Corpo, peças bucais, antenas e pernas (incluindo os tarsos) quase inteiramente preto brilhante, exceto: antenômeros IX e XI acastanhados ( IX ocráceo-opaco em direção ao ápice); antenômero X branco-amarelado com o extremo apical acastanhado; élitros testáceo-translúcidos, irregularmente acastanhados no terço basal e com o ápice, os lados (incluído os úmeros) e sutura pretos; pedúnculo mesofemoral na maior parte amarelado; pedúnculo metafemoral amarelado na metade basal. Lados do submento com setas longas; pronoto e centro do metasterno com pelos grossos; lado inferior dos antenômeros III e IV e parte do V com pelos finos e curtos; lado inferior do antenômero VI sem pelos longos; protórax pubescente, exceto no terço anterior do prosterno e disco do pronoto; quarto apical da margem sutural dos élitros com pubescência moderadamente esparsa; abdome, meso- e metasterno, metepisternos, dois terços posteriores do prosterno com pilosidade abundante e moderadamente longa; pro- e mesocoxas e profêmures revestidos de pelos longos; mesofêmures fimbriados e pelos muito curtos; clava metafemoral com alguns pelos finos; metatíbias esparsamente pilosas na metade basal, com pelos pretos na maior parte da metade apical (brancos no quinto apical); metatarsos com pelos longos, brancos, não notavelmente densos.

Pontuação do corpo, na maior parte, oculta pela pubescência, distinta apenas na frente do processo prosternal e lado do pronoto, como uma mistura de pontos finos e grossos, e esparsa e fina na fronte, vértice, meso- e metatórax; abdome reticulado e densamente micro-pontuado; mento e submento lisos e brilhantes na região central, lateralmente com pontos moderadamente grandes e carenas vestigiais; terço apical do prosterno finamente carenado e com fileiras transversais de pontos profundos e abundantes; área em torno das calosidades do disco do pronoto com pontos grossos e pontos apenas finos, moderadamente abundantes, que atingem a metade apical da área central (pontos mais finos na depressão basal); terço basal dos élitros com pontos finos até moderadamente largos, esparsos; uma única fileira de pontos da base até o ápice na epipleura e adjacente à sutura.

Cabeça + tórax (4,10 mm) 1,12 vezes mais longos do que o abdome (3,65 mm). Rostro largo (0,75 mm) e curto (0,25 mm), com aproximadamente 0,42 vezes o comprimento dos lobos oculares inferiores; labro curto e moderadamente largo com a margem distal largamente escavada; distância entre os lobos oculares inferiores igual a 0,15 mm; distância entre os lobos oculares superiores igual a 0,35 mm; tubérculos antenais baixos e arredondados e com distância entre eles igual a 1,8 vezes a largura do escapo; antenas longas, ultrapassam o ápice do abdome no ápice do antenômero VII.

Protórax cilíndrico, 1,32 vezes mais longo que largo, distintamente alargado na metade basal; constrição basal moderadamente forte, mas estreita. Pronoto moderadamente convexo; área mediana ligeiramente elevada em direção aos dois terços basais, com dois pares de calosidades lisas a cada lado (um par localizado no meio e o outro adjacente a constrição basal). Prosterno com depressão estreita e transversal na área média e no terço apical. Cavidades procoxais fracamente abertas. Declividade mesosternal não profunda e não abrupta; processo mesosternal quase completamente oculto pela pubescência, largo (ca. 0,23 mm); cavidade mesocoxal aberta em direção ao mesepimero. Escutelo fracamente cordifome. Élitros atingem o ápice do urosternito IV, longos (5,0 mm), 3,45 vezes mais longos do que a largura umeral (1,45 mm).

Relação do comprimento das pernas (anterior para posterior) igual a 1,0:1,9:3,2. Clava dos metafêmures apenas ultrapassa o ápice elitral. Metatarsômero I (0,45 mm) mais longo do que II e III reunidos e com comprimento subigual ao V (0,40 mm).

Dimensões em mm (holótipo ♂): Comprimento total, 8,00; comprimento do protórax, 1,45; maior largura do protórax, 1,10; largura umeral, 1,20; comprimento elitral, 5,00.

Material-tipo: Holótipo ♂, BOLÍVIA, Santa Cruz: Província Florida, Floripondio [18°08’S, 63°45’W; 1.893 m; em voo sobre flores de Lithraea ternifolia (Gill.) (“Lloque colorado”)], 01.XI.2009, R. Clarke col. ( RCSZ) GoogleMaps .

V

Royal British Columbia Museum - Herbarium

VI

Mykotektet, National Veterinary Institute

R

Departamento de Geologia, Universidad de Chile

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Ommata

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF