Pyrpotyra capixaba, Santos-Silva & Martins & Clarke, 2010

Santos-Silva, Antonio, Martins, Ubirajara R. & Clarke, Robin O. S., 2010, Contribuição Para O Estudo Dos Rhinotragini (Coleoptera, Cerambycidae). Ii. Revisão De Ommata White, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (39), pp. 595-621 : 617

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010003900001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12685465

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/6619DB53-FFE3-FFAA-4965-7E034713A841

treatment provided by

Felipe

scientific name

Pyrpotyra capixaba
status

sp. nov.

Pyrpotyra capixaba View in CoL sp. nov.

( Fig. 21 View FIGURAS 19‑23 )

Etimologia: Tupi, kapi’xawa: terra de plantação, roça. Alusivo ao estado do Espírito Santo.

Diagnose: Pyrpotyra capixaba sp. nov. difere das demais espécies do gênero pela presença de pelos moderadamente longos em toda a superfície elitral.

Fêmea ( Fig. 21 View FIGURAS 19‑23 ): Tegumento castanho-escuro. Cabeça (inclusive mandíbulas) castanho-avermelhada, com o ápice do rostro e das mandíbulas enegrecidas. Antenômeros VIII-IX branco-amarelados. Protórax avermelhado. Região epipleural, abaixo dos úmeros, com pequena área avermelhada. Terço apical dos meso- e metafêmures castanhos. Quinto apical das metatíbias e metatarsômeros branco-amarelados, exceto o quarto apical do metatarsômero V e as garras.

Rostro e área entre os lobos oculares inferiores com pubescência branco-acinzentada. Distância entre os lobos oculares inferiores igual a 0,65 vezes a largura de um lobo; distância entre os lobos oculares superiores igual a 2,8 vezes a largura de um lobo. Antenas tão longas quanto 1,8 vezes o comprimento elitral; comprimento do antenômero VIII subigual ao do IX. Pronoto com pontos grossos e abundantes, exceto sobre uma calosidade estreita que se estende longitudinalmente desde próximo da base até a base do terço distal; pilosidade curta e abundante, entremeada por pelos eretos em toda a superfície e distintamente pubescente na base. Élitros com pelos longos em toda a superfície; carena elitral pouco conspícua e restrita a metade basal; área lateral, entre a carena e a epipleura fortemente obliqua no terço basal e gradualmente mais plana em direção ao ápice; margem lateral subparalela nos dois terços apicais; quarto apical subplano. Metasterno com pontos grossos e moderadamente abundantes, gradualmente mais finos e mais esparsos em direção à sutura metasternal. Face ventral com pubescência branco-acinzentada, curta e abundante (notavelmente nas laterais do metasterno e nos metepisternos), exceto na metade do prosterno mais próxima da cabeça.

Dimensões em mm (♀): Comprimento total, 7,0; comprimento do protórax, 1,6; largura anterior do protórax, 1,0; largura posterior do protórax, 1,1; largura umeral, 1,3; comprimento elitral, 4,8.

Material-tipo: Holótipo ♀, BRASIL, Espírito Santo: Linhares , 22-31.X.1973, C. T. & C. Elias col. ( DZUP) .

V

Royal British Columbia Museum - Herbarium

T

Tavera, Department of Geology and Geophysics

DZUP

Universidade Federal do Parana, Colecao de Entomologia Pe. Jesus Santiago Moure

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Pyrpotyra

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF