Ocellatocoris, Campos & Grazia, 2001

Campos, Luiz A. & Grazia, Jocélia, 2001, Um Novo Gênero De Ochlerini Do Sul Do Brasil (Heteroptera, Pentatomidae, Discocephalinae), Iheringia, Série Zoologia 90, pp. 55-58 : 6

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0073-47212001000100006

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6279328

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/5F59F02E-FF99-0131-FE4B-3E9CFD3CE0FC

treatment provided by

Valdenar

scientific name

Ocellatocoris
status

gen. nov.

Ocellatocoris gen. nov.

Etimologia. Do latim ocellatus + coris, referindo-se a um percevejo de olhos de tamanho reduzido. Neutro.

Espécie–tipo. Ocellatocorisdasys , sp. nov.

Cabeça declivosa, ligeiramente mais longa que larga; jugas tão longas quanto o clípeo e convergentes no ápice; margens laterais sinuosas e defletidas, formando um pequenodente subtriangular na base junto aos olhos. Olhos elevados na região posterior; largura de um olho equivalente a aproximadamente 1/5 da largura da cabeça. Antenas com cinco segmentos, na seguinte proporção: o 1 o alcança o ápice das jugas e tem aproximadamente o mesmo comprimento do 2 o, que é pouco mais que a metade do 3 o, o mais longo e pouco maior que o 4 o, esse aproximadamente igual em comprimento ao 5 o. Búculas arredondadas anteriormente, diminuindo progressivamente na altura em direção posterior, evanescentes no ápice, alcançando a base da cabeça. Origem do 1 o artículo rostral anterior à linha transversal imaginária tangente à margem anterior dos olhos; ápicesobre o prosterno. Pronoto declivoso adiante dos ângulos umerais; margem anterior rasamente côncava, margens ântero–laterais suavemente sinuosas, defletidas. Dentículos ântero–laterais pouco proeminentes, dirigidos lateralmente. Escutelo em forma de “u” aberto, quase desprovido de pêlos; margens laterais com uma leve constrição mediana; largura ao nível da constrição equivale a aproximadamente 2/3 da largura basal. Ápice amplamente arredondado, alcançando o ápice do cório, ligeiramente ultrapassando a margem posterior do 5 o segmento do conexivo. Ângulos basais negros, com pequenas fóveas. Hemiélitros não atingindo o ápice do abdome; ângulo apical do cório pouco ultrapassando a margem posterior do 5 o segmento do conexivo. Ápice da sutura claval ligeiramente posterior à constrição do escutelo. Membrana com sete ou oito veias longitudinais, não formandocélulas. Prosterno convexo, mesosterno e metasterno planos, percorridos por uma carena longitudinal mediana. Área evaporatória pouco rugosa, ocupando uma estreita faixa semilunar junto à margem posterior da mesopleura, mais larga junto à inserção da mesocoxa; na metapleura, ocupando uma área triangular, que abrange pouco menos da metade posterior do pleurito, com a margem lateral convexa. Peritrema ostiolar auricular, reduzido, não atingindo a margem lateral da área evaporatória metapleural. Tíbias com sulco dorsal raso e largo, delimitado por carenas laterais baixas; superfície lateral externa suavemente sulcada. Terceiro artículo tarsal do terceiro par de pernas sulcado dorsalmente. Conexivo exposto, ângulos pósterolaterais não desenvolvidos. Abdome com um sulco raso longitudinal mediano nos esternitosalcançados pelorostro. Base do 3 ourosternito desprovida de tubérculo mediano; tricobótrios abdominais externos à linha tangente aos espiráculos.

Genitália. Emboraosgonocoxitos 8 seencontremligeiramentedeslocadosno holótipo, a aparência dos bordos suturais sugere que esses sejam justapostos, afastados apenas no ápice. Laterotergitos 8 com espiráculo conspícuo junto ao ângulo basal. Gonocoxito 9 triangular com carena longitudinal mediana quase imperceptível. Laterotergitos 9 atingindo a banda que une os laterotergitos 8, margens laterais internas dos laterotergitos 9 em ângulo obtuso, justapostas na metade posterior, ocultando o segmento X, ligeiramente afastadas no 1/5 posterior.

Comentários. Ocellatocoris é considerado o grupo-irmão de Orbatina + pela condição do comprimento do escutelo atingindo o nível apical do cório. São autapomorfias de Ocellatocoris , o tamanho dos olhos, adeflexão das margens ântero-laterais do pronoto, a pilosidade do corpo e a forma das placas genitais.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Pentatomidae

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF