Cotyperiboeum, Galileo & Martins, 2010

Galileo, Maria Helena M. & Martins, Ubirajara R., 2010, Novos Táxons De Cerambycinae (Coleoptera, Cerambycidae) Da América Do Sul, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (24), pp. 385-390 : 385-390

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010002400001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/491A7311-3C22-FFFD-FE87-7FB45813A71E

treatment provided by

Carolina

scientific name

Cotyperiboeum
status

gen. nov.

Cotyperiboeum View in CoL gen. nov.

Etimologia: Tupi, coty = ao lado de; Periboeum ; gênero gramatical neutro.

Descrição: Fronte transversal: Sutura frontal prolongada até entre os tubérculos anteníferos. Lobos oculares superiores com seis fileiras de omatídios, mais distantes entre si que o dobro da largura de um lobo. Lobos oculares inferiores mais distantes entre si do que a inserção das maxilas. Genas curtas, arredondadas na ponta. Tubérculos anteníferos distantes entre si e pouco projetados. Antenas com 12 artículos; atingem os ápices elitrais na base do antenômero VII (macho). Escapo pouco engrossado para o ápice; comprimento subigual à metade do comprimento do antenômero III. Antenômero III sulcado, bicarenado, com espinho curto no ápice interno. Antenômeros IV e V com espinho curto no ápice interno. Antenômero XII curvo, com dois terços do comprimento do XI.

Protórax com tubérculo lateral curto atrás do meio e gibosidade pouco projetada no nível do terço anterior. Pronoto sem tubérculos.

Extremidades elitrais cortadas em curva com espinho curto no lado externo.

Fêmures pedunculados e fortemente clavados, desarmados nos ápices. Metatíbias levemente sulcadas na metade basal. Metatarsômero I com comprimento igual a II + III.

Discussão: Etymosphaerion Martins & Monné, 1975 é o único gênero sul-americano que apresenta antenas com 12 artículos. Cotyperiboeum gen. nov. difere de Etymosphaerion pelo antenômero III sulcado, antenômeros III-V com espinho curto no lado interno, pelo antenômero XII com dois terços do comprimento do XI, pelo protórax com espinho lateral, pelo pronoto sem gibosidades, pelo ápice dos élitros emarginados com espinho curto no lado externo e pelas metatíbias sulcadas na base. Em Etymosphaerion o antenômero III não é sulcado, os antenômeros III a V são desarmados, o antenômero XII é apenas mais curto que o XI, o protórax é desarmado nos lados, o pronoto apresenta cinco gibosidades discretas, os ápices elitrais são arredondados e as metatíbias não têm sulco.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF