Mimestoloides fasciatus, Martins & Galileo, 2010

Martins, Ubirajara R. & Galileo, Maria Helena M., 2010, Novas Espécies, Nova Sinonímia E Novo Registro Em Cerambycidae (Coleoptera) Do México E Da América Do Sul, Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) 50 (7), pp. 83-90 : 89

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010000700001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12685188

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/2832A623-FFDF-3F69-70D5-180BFC5C21ED

treatment provided by

Felipe

scientific name

Mimestoloides fasciatus
status

sp. nov.

Mimestoloides fasciatus View in CoL sp. nov.

( Fig. 6 View FIGURAS 4‑6 )

Cabeça revestida por pubescência amarelada, densamente pontuada, os pontos glabros e contrastantes. Antenas do macho atingem os ápices dos élitros na base do antenômero VI. Escapo revestido por pubescência amarelada, com pontos glabros e contrastantes. Ápice do antenômero III atinge quase o ápice do terço basal dos élitros; III e IV mais longos que os seguintes; ponta do antenômero IV atinge a base do terço apical dos élitros; antenômeros X e XI com abundantes pelos longos no lado interno.

Tubérculo lateral do protórax desenvolvido e aguçado. Pronoto e partes laterais do protórax com pubescência amarelada, muito densamente pontuados, os pontos pretos e contrastantes. Prosterno com pubescência branco-amarelada, sem pontos. Metasterno com pontos contrastantes

Escutelo revestido por pubescência amarelada densa, exceto na região centro-basal com pelos esparsos. Élitros sem pelos eretos, cobertos por pubescência amarelada organizada em fileiras longitudinais do quarto basal terço anterior até antes da extremidade; essas fileiras entremeadas por outras de pubescência mais esparsa e encimadas por linhas longitudinais de pontos pequenos. Quarto basal dos élitros com pontos contrastantes e muito próximos entre si, não organizados em fileiras, intercalados por pubescência amarelada. Extremidades elitrais arredondadas.

Cavidades coxais intermediárias abertas. Fêmures revestidos por pubescência amarelada e pontos rasos e contrastantes.

Urosternitos com pontos contrastantes.

Dimensões em mm: Comprimento total, 16,3; comprimento do protórax, 3,1; maior largura do protórax, 4,9; comprimento do élitro, 11,8; largura umeral, 5,2.

Material-tipo: Holótipo macho, MÉXICO, Guerrero: Highway 134, 67 km NE da junção 200, 14.VII. 1985, J. E. Wappes col. ( ACMS) .

Discussão: O gênero Mimestoloides foi definido por Breuning (1974:158) como Estoloides , porém com o antenômero III tão longo quanto o IV, pontuação elitral em fileiras e cavidades coxais intermediárias fechadas. Mimestoloides contém duas espécies, M. benardi Breuning, 1980 de Guadeloupe e da Martinica e M. andresi Breuning, 1974 (espécie-tipo) de “New México, San Andrés de la Sierra”. Esta localidade consta nos catálogos como “ México ” ( Monné & Hovore, 2006); segundo consultor (a quem agradecemos): “Provavelmente, a localidade é San Andrea Mountains, Sierra Company (companhia mineradora), New Mexcio, USA.”

A espécie que ora descrevemos enquadra-se na curta descrição do gênero e, portanto, deve ser incluída em Mimestoloides . Em M. fasciatus , a pubescência elitral é interrompida e entremeada por outras fileiras de pubescência mais esparsa e encimadas por linhas longitudinais de pontos.

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF