Antonae brasiliensis, Sakakibara, Albino M. & Lencioni-Neto, Frederico, 2009

Sakakibara, Albino M. & Lencioni-Neto, Frederico, 2009, Duas espécies novas de membracídeos (Hemiptera, Membracidae) da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, Brasil, Papéis Avulsos de Zoologia 49 (16), pp. 191-196 : 192-194

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492009001600001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/12471D45-CC2B-FFF2-80A6-E80DFDC4C042

treatment provided by

Carolina

scientific name

Antonae brasiliensis
status

sp. nov.

Antonae brasiliensis sp. nov.

Figs. 1-8 View FIGURAS 1‑12

Diagnose: Pronoto, em vista lateral, com o dorso distintamente sinuoso, apresentando duas gibosidades: uma logo depois dos processos supra-umerais e outra na base do processo posterior. Processos supra-umerais cônicos, dirigidos para os lados e levemente para trás, em vista frontal, com o terço final praticamente na horizontal. Coloração geral castanho-amarelada e com uma mancha preta na gibosidade basal do processo posterior; macho de coloração mais escura, com predominância de preto dos processos supra-umerais à gibosidade basal do processo posterior. Tégminas ambarinas.

Medidas (em mm): Fêmea/macho. Comprimento total 8,20/7,60; comprimento do pronoto 6,20/6,00; comprimento do processo supra-umeral 1,00/0,92; distância entre os ápices dos processos supra-umerais 3,52/3,20; largura da cabeça 2,40/2,32; comprimento da cabeça 1,40/1,40.

Holótipo, fêmea (figs. 4-6): Coloração geral castanhoamarelada; cabeça amarelada com o ápice do pósclípeo negro. Metopídio e lateralmente, abaixo dos processos supra-umerais, com pequenas manchas irregulares esbranquiçadas; processo posterior com uma mancha negra ocupando mais da metade do nódulo basal; ápices dos processos supra-umerais e do processo posterior, negros. Tórax enegrecido. Tégminas amarelo-ambarinas; venação castanho-escura, enegrecida na base. Pernas amareladas; fêmures enegrecidos na base e perto do ápice; tíbias com anel basal e ápice, negros. Abdômen escuro, com margens dos segmentos claras.

Cabeça triangular, aproximadamente tão larga quanto longa. Vértice bem esculpido, de superfície lisa e brilhante, coberta com pilosidade esparsa e eriçada; margem superior arqueada no meio; lóbulos supra-antenais obsoletos, com margens arredondadas. Olhos globóides, quase pedunculados. Ocelos conspícuos situados logo abaixo da linha transocular, mais próximos entre si do que dos olhos. Pós-clípeo ovóide, duas vezes mais longo que largo, projetado para baixo além dos lóbulos supra-antenais, em aproximadamente 2/3 do seu comprimento. Rostro com ápice atingindo as coxas posteriores.

Pronoto com pontuação rasa, porém, bem visível; superfície uniformemente coberta com pilosidade esparsa e ereta; em vista dorsal, mais ou menos triangular, acuminado, com o terço distal delgado, em forma de espinho, terminando em ponta aguda na altura do meio da quinta célula apical das tégminas; em vista lateral, de contorno superior sinuoso, fortemente deprimido no meio, na base do processo posterior. Metopídio convexo, de superfície uniforme, não granulosa, e mais ou menos brilhante como o restante do pronoto. Processos supra-umerais cônicos, notadamente dilatados na base e terminados em ponta aguda; dirigidos para os lados e levemente para trás; em vista frontal, fortemente voltados para os lados no terço distal, quase horizontais; de comprimento aproximadamente igual à metade da largura da cabeça. Parte dorsal do pronoto, logo depois dos processos supraumerais, distintamente gibosa, formando uma corcova mais ou menos ovalada, pouco mais elevada que o metopídio tendo, na sua parte anterior, uma leve depressão longitudinal; processo posterior constrito na base, logo após a gibosidade anterior, e abruptamente inflado formando, também, uma gibosidade ovalada, porém, um pouco menor e em nível menos elevado; terço final em forma de espinho delgado, paralelo à borda interna das tégminas; margens laterais do pronoto fortemente impressas em forma de meia-lua.

Pernas normais; tíbias prismáticas, as anteriores e médias sem cerdas cuculadas, as posteriores com cer- das cuculadas dispostas em fileiras ao longo das três arestas; basitarsos posteriores com 5-6 cerdas cuculadas apicais.

Tégminas e asas com venação do padrão genérico.

Macho (figs. 1-3, 7-8): Semelhante à fêmea, apenas um pouco menor. Coloração geral mais escura, com predominância do preto, tanto no pronoto como no tórax e abdômen, contrastando com as áreas amareladas ou esbranquiçadas, irregulares, principalmente sobre o metopídio. Cabeça amarelada com manchas pretas junto dos olhos e no ápice do pós-clípeo. Genitália: pigóforo com placas laterais bem distintas, sem processos ou protuberâncias; placa subgenital abruptamente afilada no terço apical, curvada para cima, bipartida, com ápices levemente divergentes; parâmeros relativamente curtos e robustos, com ápice curvado em gancho; edeago moderadamente dilatado em comparação à sua base, levemente comprimido lateralmente, provido distalmente de sete projeções denticulares, curvadas para baixo, dispostas mais ou menos da seguinte forma: duas acima do gonóporo, uma no lado direito e duas no lado esquerdo, e duas abaixo, sendo estas últimas pouco mais robustas.

Holótipo, fêmea: BRASIL, São Paulo: “BRASIL-SP | Campos do Jordão | 25/II/2007 | col. F. Lencioni ”. Parátipo, macho: “BRASIL-SP | Campos do Jordão, | Paradise, 5/XII/2007 | col. F. Lencioni ” “ 22°42’26”S | 45°35’22”W | Alt. 1.796 m ”. Material-tipo depositado na Coleção de Entomologia Pe. J.S. Moure, Departamento de Zoologia , UFPR GoogleMaps , Curitiba, Paraná ( DZUP) .

Comentários: Antonae brasiliensis sp. nov. difere das outras espécies conhecidas principalmente pelos seguintes aspectos: 1) processos supra-umerais fortemente voltados para os lados, praticamente horizontais em vista frontal; 2) metopídio de superfície homogênea, sem granulações; 3) nódulo basal do processo posterior pouco inflado, ovóide, com a parte superior em nível abaixo do nódulo anterior; 4) coloração geral castanhoamarelada, com áreas enegrecidas e manchas esbranquiçadas; 5) tégminas hialinas de coloração ambarina; 6) genitália com placa subgenital triangular, abruptamente afilada distalmente, bipartida e com as pontas levemente divergentes; edeago com fortes espinhos ao redor do gonóporo. Os espinhos do edeago não têm uma disposição simétrica ao redor do gonóporo: são três do lado esquerdo e quatro do lado direito; provavelmente resultante de uma anomalia. Há necessidade de um número maior de exemplares para o estudo.

Esta é a primeira espécie do gênero descrita do Brasil.

Os exemplares estudados foram coletados sobre Croton sp. (Euphorbiaceae) ( Figs. 13-15 View FIGURAS 13‑15 ). Entretanto, não foram observadas posturas ou ninfas sobre a planta, o que deixa em dúvida se é realmente a planta hospedeira ou apenas de pouso/alimentação.

DZUP

Universidade Federal do Parana, Colecao de Entomologia Pe. Jesus Santiago Moure

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Membracidae

Genus

Antonae

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF