Oligoryzomys nigripes (Olfers, 1818)

Gatto-Almeida, Fernanda, Pontes, Jaqueline Santos, Sbalqueiro, Ives José, Hass, Iris, Tiepolo, Liliani Marilia & Quadros, Juliana, 2016, Diversidade, biogeografia, caracterização cariotípica e tricológica dos pequenos mamíferos não voadores do Parque Estadual Rio da Onça, Litoral Sul do Paraná, Papéis Avulsos de Zoologia 56 (7), pp. 69-96 : 87

publication ID

https://doi.org/ 10.11606/0031-1049.2016.56.07

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03F487D7-064A-FFEC-FF65-FBBFFB86FA82

treatment provided by

Felipe

scientific name

Oligoryzomys nigripes (Olfers, 1818)
status

 

Oligoryzomys nigripes (Olfers, 1818) View in CoL

O conjunto cariotípico dos cinco indivíduos de O. nigripes se apresentou sob duas formas: a primeira forma, 2n = 62 e NF A = 82, com 11 pares autossomos variando de meta a submetacêntrico e com alto gradiente de tamanho e 19 pares de cromossomos acrocêntricos autossomos também com gradiente de tamanho, e a segunda forma, bastante semelhante porém com o terceiro par do conjunto autossômico heteromórfico, com um dos cromossomos acrocêntricos e seu par submetacêntrico, gerando assim 2n = 62 e NF A = 81 ( Fig. 9G View FIGURA 9 ). O conjunto de cromossomos sexuais apresentou morfologia constante, com o cromossomo X de forma submetacêntrica de tamanho grande e o Y metacêntrica média. As formas de cariótipo aqui descritas, inclusive com a variação morfológica no par 3, já foram registradas por de Almeida & Yonenaga-Yassuda (1991) e Paresque et al. (2004) para indivíduos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo esses autores, a condição heteromórfica do par 3 se dá por uma inversão pericêntrica sofrida pelo cromossomo, podendo ocorrer nos dois do mesmo par ou em outros pares (4 ou 8) .

A partir da análise dos pelos de seis indivíduos foi obtido o padrão losângico estreito para a cutícula e morfologia medular listrada com lacunas pigmentadas arredondadas ( Fig. 7K View FIGURA 7 ), conforme descrito por Quadros & Monteiro-Filho (2010).

A espécie foi registrada 19 vezes, das quais onze foram em pitfall, cinco em Sherman e três em Tomahawk (Fig. 18). Umetsu et al. (2006) também observaram maior taxa de captura da espécie em pitfall, porém ao contrário da hipótese levantada, não foi observada relação entre o peso dos indivíduos e o tipo de armadilha em que foram registrados. Oligoryzomys nigripes foi presença constante ao longo das campanhas de campo. As medidas dos indivíduos coletados estão na Tabela 4.

É considerada altamente generalista pois é encontrada em abundância em locais alterados como plantações, fragmentos e áreas em estágio inicial de sucessão (Umetsu & Pardini, 2007; Umetsu et al., 2008; Passamani & Ribeiro, 2009).

Kingdom

Animalia

Phylum

Chordata

Class

Mammalia

Order

Rodentia

Family

Cricetidae

Genus

Oligoryzomys

Kingdom

Animalia

Phylum

Chordata

Class

Mammalia

Order

Rodentia

Family

Cricetidae

Genus

Oligoryzomys

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF