Edessa chapadensis, Ely e Silva & Fernandes & Grazia, 2006

Ely e Silva, Eduardo J., Fernandes, José A. M. & Grazia, Jocélia, 2006, Caracterização do grupo Edessa rufomarginata e descrição de sete novas espécies (Heteroptera, Pentatomidae, Edessinae), Iheringia, Série Zoologia 96 (3), pp. 345-362 : 354-355

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0073-47212006000300012

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03E687C2-4A2A-FF8D-FC5F-6259FAF8010C

treatment provided by

Valdenar

scientific name

Edessa chapadensis
status

sp. nov.

Edessa chapadensis sp. nov.

( Figs. 12 View Figs , 24 View Figs , 50 View Figs , 57 View Figs )

Etimologia. Epíteto alusivo à Chapada dos Guimarães, localidade-tipo dos exemplares.

Descrição. Comprimento 16,5-18; largura 9,4-10,06, corpo levemente ovalado ( Fig. 12 View Figs ). Coloração geralverdeclara; face ventral verde-clarasem estrias negras. Cabeça finamente pontuada; jugas com pequenos sulcos transversais, arredondadas e curvadas ventralmente no ápice. Tubérculos anteníferos com dente vestigial; antenômeros 1 a 5 em ordem crescente de comprimento. Rostro atingindo a primeira bifurcação do processo do metasterno; primeiro segmento do rostro mais longo que as búculas; segundo segmento tão longo quanto o terceiro e quarto reunidos; búculas paralelas. Pronoto declivente, rugoso, pontuado, brilhante, com os ângulos ântero-laterais com um pequeno dente. Margens ânterolaterais retas, íntegrase levemente emarginadas. Ângulos umerais não-desenvolvidos. Cicatrizes do pronoto subcalosas e não-pontuadas. Escutelo brilhante, com ápice levemente acuminado e pontuação mais fina que o pronoto. Cório fosco; com pontuação mais fina e densa que o resto do corpo e veias sem diferença de coloração; margem costal do cório com pontuação clara igual à do pronoto. Membrana do hemiélitro castanho-clara, brilhante e transparente. Superfícieventral do pronoto com pontuação clara. Mesosterno pontuado, com uma carena mediana baixa que avança até as coxas anteriores. Processo metasternal mais longo que largo, achatado, liso e glabro; bifurcação anterior do processo metasternal divergente, com os ápices evanescentes, atingindo o terço posterior do mesosterno e acomodando o quarto e parcialmente o terceiro segmento do rostro. Área evaporatória rugosa, fosca e com a mesma cor da face ventral; peritrema ostiolar atingindo 3/5 da largura da metapleura. Conexivo com a pontuação concolor, muito fina e densa. Ângulos póstero-laterais do conexivo e posteriores do sétimo segmento agudos. Face dorsal do abdome castanho-clara; superfície ventralcom pontuação fina. Tricobótrios: um na mesma linha dos espiráculos e outro externo.

Genitália do macho ( Fig. 24 View Figs ). Pigóforo retangular em vista dorsal; abertura dorso-posterior, ângulos póstero-laterais arredondados; superfície ventral com pontuações esparsas e um par de elevações próximas ao bordo ventral ( Fig. 57 View Figs ); bordo ventral com recorte central em “v”. Pigóforo com 1+1 escavações profundas na parede ventral da taça genital. Parâmeros com cabeça mais pé geniculados; cabeça distintamente afilada e direcionada para a região anterior; face ântero-lateral dos parâmeros escura comtextura diferenciada e voltada para os processos da taça genital. Processos da taça genital achatados dorso-ventralmente, sinuosos, castanhoclaros, brilhantes e lisos, situados junto ao bordo dorsal do pigóforo. Décimo segmento cilíndrico, com pilosidade esparsa e sem sulcos; face posterior declivente, com três carenas longitudinais, a do meio mais pronunciada.

Genitália da fêmea ( Fig. 50 View Figs ). Gonocoxitos 8 pontuados, decliventes, mais elevados que as demais placas genitais, margem posterior com uma projeção afilada pronunciada. Gonocoxitos 9 planos e destituídos de carena. Laterotergitos 8 com projeções afiladas bem pronunciadas e subiguais aos laterotergitos 9. Laterotergitos 9 afilados, ultrapassando conspicuamente o bordo posterior da banda que une dorsalmente os laterotergitos 8.

Distribuição. Brasil (Mato Grosso).

Material-tipo. Holótipo, BRASIL, Mato Grosso: Chapada dos Guimarães   GoogleMaps , 09.IX.1978, J. Becker col. ( MNRJ). Parátipo, Chapada [ dos Guimarães ], 15°26’Se 55°45’W, 1882- 1884, H. Smith col. ( CMNH) GoogleMaps .

Discussão. Edessa chapadensis sp. nov. se diferencia da espécie anterior por apresentar o primeiro segmento do rostro mais longo que as búculas, bordo ventraldopigóforocomrecortecentral em “v” egonocoxitos 8 mais elevados que as demais placas genitais.

MNRJ

Brazil, Rio de Janeiro, Sao Cristovao, Universidade do Rio Janeiro, Museu Nacional

CMNH

USA, Pennsylvania, Pittsburgh, Carnegie Museum of Natural History

MNRJ

Museu Nacional/Universidade Federal de Rio de Janeiro

CMNH

The Cleveland Museum of Natural History

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Pentatomidae

Genus

Edessa

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF