Loxa deducta Walker, 1867, 1843

Grazia, Jocélia & Frey-Da-Silva, Angélica, 2001, Descrição dos Imaturos de Loxa deducta Walker e Pallantia macunaima Grazia (Heteroptera: Pentatomidae) em Ligustro, Ligustrum lucidum Ait., Neotropical Entomology 30 (1), pp. 73-80 : 74-76

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S1519-566X2001000100012

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03B587AE-FFF2-F816-BB58-FEE84BE09603

treatment provided by

Carolina

scientific name

Loxa deducta Walker, 1867
status

 

Loxa deducta Walker, 1867

( Tabela 1 View Tabela 1 , Fig. 1 View Figura 1 A­F)

Ovo: ( Fig. 1A View Figura 1 ) Ovos em formade barril. Córion decor branca translúcida a castanho­clara com densa e longa pilosidade, distribuída por toda a superfície, muitas vezes confundindose com os processos micropilares. Número de processos micropilares 30 (28­31); largura do ovo 0,96; altura do ovo 1,04. Opérculo sub­retilíneo.

abdominal com placa dorsal estreitae delicada; placas laterais triangulares; presença de manchas lineares de coloração avermelhada distribuídas irregularmente, próximas àsplacas dorsais e laterais. Maior largura abdominal entre o 2 o e o 3 o segmentos. Espiráculos negros e presentes do 2 o ao 8 o segmento abdominal. Um tricobótrio localizado do 3 oao 7 o segmento abdominal.

2 o ínstar: ( Fig. 1C View Figura 1 ) Forma ovalada. Maior largura ao nível do 1 osegmento abdominal. Coloração geral ocre. Cabeça subquadrangular com pontuações negras moderadamente

.

CC=Comprimento da cabeça; CP=Comprimento do pronoto; CR=Comprimento do rostro; CT=Comprimento total; DI=Distância interocular; LA=Largura abdominal; LC=Largura da cabeça; LP= Largura do pronoto; I, II, III, IV=Comprimento dos segmentos antenais. (n=Número de exemplares medidos)

1 o ínstar: ( Fig. 1B View Figura 1 ) Forma ovalada, com dorso fortemente convexo. Coloração geral castanho­clara, destituída de pontuações. Cabeçasubtrapezoidal, levementemais larga que longa e fortemente declivente em vista dorsal, bem como o pronoto, com manchas negras emfaixa alargando­se na base e contornando­a até o ápice das jugas. Clípeo totalmente enegrecido, mais longo que as jugas e de ápice arredondado. Olhosde coloração vermelho­vivo. Ocelosausentes. Antenas cilíndricas de coloração ocre compêlos distribuídos por toda a sua superfície; Isegmento antenal menor que o II; II e III segmentos antenais sub­iguais; III segmento menor que o IV; IV segmento maior que o restante, com 2/3 de coloração enegrecida. Rostro de coloração ocre, alcançando a base das metacoxas. Tórax castanho­claro com quatro pares de manchas enegrecidas; no protórax, primeiro par é menor, próximo ao terço lateral da margem anterior; segundopar de manchas, sobre a sutura entre o protórax e o mesotórax; terceiro par, maispróximo da margemposterior do mesotórax; quarto par antes da margem posterior do metatórax. Pernas de coloração ocre; tíbias sulcadas, tarsos levemente enegrecidos.

Abdome com as placas laterais e dorsais delimitadas de negro e castanhas no centro, com um par de glândulas odoríferas do 3 o ao 5 o segmento abdominal; 1 o segmento densas, distribuídas em três linhas que partem da base da cabeça e se estendem até quase o seu ápice; 1+1 linhas espessas sobre as jugase outra sobre o clípeo. Basedas jugas projetadas lateralmente em dente adiante dos olhos. Margem externa das jugas delineadas de negro. Clípeo tão longo quanto as jugas. Olhosde coloração vermelho­vivo. Ocelos ausentes. Antenas ocres; II segmento antenal sulcado e levemente escurecido; III segmento antenal com anel apical e anel basal claros, restante enegrecido; IV segmentoantenal quase todo enegrecido, exceto um anel basal claro e ápice castanho­claro. Superfície ventral da cabeça com 1+1 faixas negras que partem das búculas ese estendem até abase desta. Rostro ultrapassando a base das metacoxas.

Superfície dorsal do tórax moderadamente pontuada; pontuações castanho­escuras mais concentradas junto às margens anteriore posterior do pronoto. Margens laterais do pro­, meso­ e metatórax translúcidas e destituídas de pontuações; levemente deprimidas, serrilhadas e delineadas de negro. Pequenas manchas negras nas margens anterior e posterior do metatórax. Superfície ventral do tórax com 1+1 faixas negras largas próximasàs coxasque secontinuam com as faixas ventrais da cabeça. Pernas castanho­claras; tíbias fortemente sulcadas dorsalmente com as margens laterais serrilhadas e enegrecidas.

Superfície dorsal do abdome moderadamente pontuada; pontuações avermelhadas; presença de um par de glândulas odoríferas do 3 o ao 5 o segmento abdominal; manchas avermelhadas entre as placasdorsais e laterais; placas dorsais elaterais bem delimitadas de negro. Uma linha depontuações castanho­claras sobre o 1 o segmento abdominal; pontuações castanhas entre as placasdorsais e laterais. Margens laterais dos segmentos abdominais translúcidas e serrilhadas. Espiráculos, tricobótrios e forma dos segmentos antenais como descritos no ínstar anterior.

3 o ínstar: ( Fig. 1D View Figura 1 ) Corpo piriforme. Maior largura ao nível do 3 o segmento abdominal. Coloração geral castanho­clara. Cabeça quadrangularde coloração ocre, levemente pontuada; pontuações avermelhadas distribuídas em três linhas finas que partem da base da cabeça; 1+1 linhas sobre as jugas alcançando o ápice destas; outra se estendendo até a base do clípeo. Margem externa das jugas delineadas de negroe com uma linha avermelhada mais interna, que se estende desde a base dos olhos até o ápice das jugas. Jugas mais longas que o clípeo. Base das jugas projetadas lateralmente em dente adiante dos olhos. Olhos castanho­avermelhados. Ocelos ausentes. Manchas ventrais da cabeça castanhas. Rostro atingindo o 2 o segmento abdominal.

Superfície dorsal do tórax moderadamente pontuada; pontuações avermelhadas. Nas margens posteriores do pro­, meso­ e metatórax, as pontuações estão dispostas em linha; 1+1 manchas negras medianas no mesotórax. Margens laterais do tórax translúcidas, delineadas de negro e levemente serrilhadas com pontuações concolores; uma faixa avermelhada acompanha as margenslaterais do pro­, meso­ e metatórax. Faixa negra ventral presente. Pernas castanhas. Superfície dorsal do abdome de coloração castanha, levemente pontuada; pontuações avermelhadas. Faixa avermelhada acompanhando as margens laterais do abdome em continuação com as do tórax. Placas laterais enegrecidas apenas no terço apical das margens anterior e posterior e totalmente negras na margem lateral de cada segmento. Espiráculos, tricobótrios e antenas como descritas no ínstar anterior.

4 o ínstar: ( Fig. 1E View Figura 1 ) Forma ovalada. Maior largura ao nível do 2 o segmento abdominal. Coloração geral amarelo­pálida. Cabeça triangular com raras pontuações avermelhadas, menores na metade apical e maiores na metade basal, principalmente na linha mediana de pontuações. Base das jugas projetadas em tubérculo adiante dos olhos. Olhos castanhos. Dois pequenos pontos vermelhos onde surgirão os ocelos. Antenas castanho­claras no Ie II segmentos; III segmento antenal com 2/3 basais de coloração ocre e terço apical amarelado; IV segmentoantenal com anel basal e anel apical amarelados, restante enegrecido. Faixasnegrasventrais ausentes. Rostro alcançando o 1 o segmento abdominal.

Tórax amarelado; pontuações avermelhadas e densasnos terços laterais e próximas à margem anterior do pronoto. Margens laterais do pro­, meso­ e metatórax translúcidas, serrilhadas, enegrecidas, seguidas de uma área avermelhada restrita aos terços laterais; 1+1 manchas negras medianas próximas à margem anterior do mesotórax. Pterotecas alares evidentes e ultrapassando o ápice do mesotórax. Superfície ventral compontuações avermelhadas, menoresqueno dorso. Faixas negras ausentes. Pernas castanho­claras. Margens ântero­laterais do pronoto e metade basal das pterotecas levemente serrilhadas.

Abdome de coloração amarelada com pontuações avermelhadas densas e conspícuas próximas às margens anterior e posterior das placas laterais e dorsais. Margens laterais do abdome enegrecidas e serrilhadas. Placas dorsais pouco perceptíveis, identificadas apenas por diferença de textura do restante do abdome. Placas laterais no 2 o e no 3 o segmento abdominal como no ínstar anterior; do 4 oao 7 o segmento, compequena manchaenegrecida linearna margem posterior; 8 o e 9 o segmentos imaculados. Glândulas odoríferas da 1 o placa dorsal delimitada por pequena mancha negra, podendo estar ausente. Espiráculos, tricobótrios e formados segmentos antenais como descritos no ínstar anterior.

5 o ínstar: ( Fig. 1F View Figura 1 ) Forma ovalada. Maior largura ao nível do 2 o segmento abdominal. Coloração geral amarelo­pálida. Cabeça triangular, mais larga que longa, moderadamente pontuada; pontuações avermelhadas. Linha mediana de pontuações atingindo o ápice do clípeo. Faixa avermelhada acompanhando a margem externa das jugas, delimitadas de negro. Olhos vermelho­escuros. Presença de manchas ocelares de coloração avermelhada. Antenas com o Ie II segmentos antenais de coloração castanho­clara; III e IV segmentos seguem o padrão do ínstar anterior. Superfície ventral dacabeça ocrecom raríssimase pequenaspontuações avermelhadas. Rostro ultrapassando as coxas posteriores.

Tórax de coloração ocre densamente pontuado; pontuações avermelhadas, sendomais concentradas próximas à faixa avermelhada que se estende ao longo das margens laterais do pronoto eda metadebasal das pterotecas. Margens ântero­laterais do pronoto e da metade basal das pterotecas serrilhadas. Cicatrizes concolores. Presença de 1+1 manchas negras circulares junto à margem anterior do mesotórax; presença de 1+1 manchas negras sobre as pterotecas, alcançando a margem posterior do 3 osegmento abdominal. Superfície ventral do tórax com pontuações avermelhadas maiores e mais densas no terço externo, e menores próximas às coxas dos três pares de pernas. Faixas negras ausentes.

Abdome de coloração ocrecom pontuaçõesavermelhadas densas nos terços laterais próximas à faixa vermelha que se continua como tórax, e moderadasnas placas dorsais e áreas próximas; restante do abdome com pontuação concolor. Placas laterais com manchas negras na margem posterior, maiores no II e III segmentos abdominais; IV segmento com mancha reduzida; do Vao VIII ausentes. Margem lateral delineada de negroem todos ossegmentos abdominais. Placas dorsais concolores; 1 o, 2 oe 3 o par de glândulas odoríferas com pequeno calo amarelado junto à margem anterior da abertura. Superfície ventral do abdome levemente pontuada. Faixa mediana destituída de pontuações. Espiráculos, tricobótrios e forma dos segmentos antenais como descritos no ínstar anterior.

Tabela 1. Parâmetros morfométricos dos ínstares ninfais de L. deducta Walker, alimentadas com L. lucidumAit

  I ínstar (n=10) II ínstar (n=10) III ínstar (n=10) IV ínstar (n=9) V ínstar (n=9)
CT 3,0 ± 0,13 4,2 ± 0,18 7,9 ± 0,19 10,8 ± 0,47 14,2 ± 0,33
LA 2,2 ± 0,14 3,2 ± 0,10 4,9 ± 0,24 6,6 ± 0,38 8,9 ± 0,32
CC 0,8 ± 0,06 1,1 ± 0,07 1,8 ± 0,08 2,5 ± 0,10 3,2 ±0,14
LC 1,0 ± 0,06 1,5 ± 0,03 2,2 ± 0,05 2,8 ± 0,09 3,6 ± 0,08
DI 0,7 ± 0,03 1,1 ± 0,05 1,5 ± 0,00 1,9 ± 0,06 2,3 ± 0,09
I 0,2 ± 0,00 0,3 ± 0,00 0,5 ± 0,00 0,8 ± 0,00 1,0 ± 0,06
II 0,4 ± 0,03 1,0 ± 0,03 1,7 ± 0,07 2,3 ± 0,07 3,3 ± 0,08
III 0,4 ± 0,03 1,0 ± 0,00 1,6 ± 0,09 2,2 ± 0,00 2,8 ± 0,11
IV 0,8 ± 0,04 1,3 ± 0,05 1,7 ± 0,11 2,2 ± 0,06 2,7 ± 0,18
CR 1,3 ± 0,05 2,9 ± 0,09 3,9 ± 0,12 5,3 ± 0,18 7,4 ± 0,18
CP 0,8 ± 0,06 1,4 ± 0,04 2,3 ± 0,08 3,2 ± 0,16 2,8 ± 0,25
LP 2,0 ± 0,06 2,9 ± 0,08 4,0 ± 0,15 6,0 ± 0,30 8,3 ± 0,39

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Pentatomidae

Genus

Loxa

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF