Elytrimitatrix, Santos-Silva & Hovore, 2007

Santos-Silva, Antonio & Hovore, Frank T., 2007, Divisão do gênero Distenia Lepeletier & amp; Audinet-Serville, notas sobre a venação alar em Disteniini, Homonímias, Sinonímia e Redescrições (Coleoptera, Cerambycidae, Disteniinae), Papéis Avulsos de Zoologia 47 (1), pp. 1-29 : 1-29

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492007000100001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.13227291

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/038A87AC-FFF8-3D25-31F4-FF68FC843715

treatment provided by

Felipe

scientific name

Elytrimitatrix
status

gen. nov.

Elytrimitatrix View in CoL gen. nov.

Etimologia. Combinação de elytron (grego) = estojo com imitatrix (latim) = imitadora, alusivo a semelhança dos desenhos elitrais entre muitas espécies.

Espécie‑tipo. Stenocorus undatus Fabricius, 1775 .

Corpo esguio ou robusto. Cabeça longitudinal ou transversal ( Figs. 39‑41 View FIGURAS 35-41 ), estreitada ou não atrás dos olhos. Olhos ( Fig. 39 View FIGURAS 35-41 ) grandes, grosseiramente facetados. Antenas ultrapassam ou não o ápice do corpo; antenômeros uniformemente afilados para o ápice; comprimento do antenômero III menor ou igual ao do escapo. Palpos maxilares ( Figs. 68‑74 View FIGURAS 68-79 ) com mais do dobro do comprimento do estipe; segundo artículo mais longo do que o terceiro (raramente subigual); quarto artículo securiforme nos machos (largura do ápice igual a aproximadamente metade do comprimento do artículo); quarto artículo das fêmeas fusiforme (largura do ápice igual a aproximadamente 1/3 do comprimento do artículo, na maioria das espécies). Base da gálea ( Fig. 21 View FIGURAS 19-24 ) alongada e estreita. Lacínia não reduzida, armada de uma franja homogênea de pêlos e/ou cerdas curtas; face externa com lobo fracamente saliente. Pronoto pontuado ou não, com calosidades marcadas ou não. Élitros com o dobro do comprimento do conjunto cabeça mais protórax ou pouco mais longos (raramente mais longos); pontuação grossa, alinhada em estrias ou não; pubescência densa (que forma desenhos), ou dispersa (sem formar desenhos), ou ainda ausente; ângulo apical externo e sutural com ou sem espinho. Segunda célula cubito‑anal das asas membranosas ( Figs. 12‑14, 16 View FIGURAS 10-18 ) presente ou ausente (neste último caso, com a área de intersecção de “CuA” com “AA” fracamente espessada). Último urosternito dos machos subigual ao anterior em comprimento, fracamente estreitado para o ápice e pouco convexo; ápice com reentrância central; nas fêmeas, com comprimento semelhante ao dos machos, sem reentrância central. Pernas longas ou curtas. Mesofêmures fracamente engrossados no meio, subclavados ou clavados; metafêmures ( Figs. 84, 85 View FIGURAS 80-87 ) cilíndricos ou como os mesofêmures; ápice com lobo curto, arredondado ou triangular na face interna e externa. Metatarsos longos ou relativamente curtos ( Figs. 26, 29 View FIGURAS 25-34 ); primeiro tarsômero tão ou mais longo do que os tarsômeros II‑III reunidos.

Discussão. Elytrimitatrix gen. nov. diferencia‑se de Novantinoe pela base da gálea alongada e estreita, pela cabeça, em geral, mais suavemente estreitada após os olhos e pelo antenômero III menor ou subigual ao escapo. Em Novantinoe a base da gálea é curta e alargada, a cabeça é nitidamente estreitada após os olhos e o antenômero III é freqüentemente mais longo que o escapo. Difere de Distenia : cabeça apenas alongada após os olhos; segundo artículo dos palpos maxilares mais longo do que o terceiro e ápice do quarto nitidamente alargado nos machos; ápice dos fêmures inermes. Em Distenia a cabeça é alongada após os olhos, o segundo artículo dos palpos maxilares, freqüentemente, é mais curto ou subigual ao terceiro e o ápice do quarto, em geral, é apenas alargado e o ápice dos fêmures apresenta espinho em muitas espécies. De Disteniazteca diferencia‑se pela cabeça, em geral, mais longa do que o protórax e pelo antenômero III mais curto ou subigual ao escapo. Em Disteniazteca a cabeça é mais curta ou subigual ao comprimento do protórax e o antenômero III é mais longo do que o escapo. Difere de Oculipetilus pelos olhos maiores e grossamente facetados (pequenos e finamente facetados em Oculipetilus ). Distingue‑se de Nericonia Pascoe, 1869 , pelos olhos não finamente facetados (muito finamente facetados em Nericonia ). Pode ser diferenciada de Pseudodistenia Villiers, 1957 , pelo escapo tão longo ou apenas mais longo do que a cabeça (nitidamente mais longo do que a cabeça em Pseudodistenia ). De Noemia Pacoe, 1857 , difere pelas antenas mais curtas do que o dobro do comprimento do corpo (em Noemia , igual ao dobro do comprimento do corpo ou mais longas). Distingue‑se de Nupseranodes Adlbauer, 2006 , pelos élitros não notavelmente paralelos nas margens laterais (notavelmente paralelos em Nupseranodes ). Finalmente, difere de Capnethinius Adlbauer, 2006 , pelo comprimento do antenômero III menor ou igual ao do escapo (mais longo do que o escapo em Capnethinius ).

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF