Dorisiana viridis (Olivier, 1790)

Descrição: coloração geral dos corpo pardacenta.

Cabeça: incluindo os olhos, quase tao larga quanto a base do mesonoto, apresentando quatro manchas pretas lateralmente aos ocelos, dois destes unidos por uma mancha preta em forma de V; dos olhos parte uma faixa preta para o pronoto; (Fig. 2A); clípeo pouco convexo e totalmente preto.) Tórax: pronoto com duas manchas anteriores, curvas, pretas próximas da cabeça e duas pequenas manchas transversais pretas e lateralmente dispostas; mesonoto com quatro manchas partindo da base, sendo as duas internas maiores e curvas e as duas externas menores; duas pequenas manchas circulares pretas situadas acima da elevação cruciforme; parte anterior da elevação cruciforme fechada com uma sutura em forma de V aberto; projeções posteriores pontiagudas da elevação cruciforme (Fig. 2A); tégminas hialinas (Fig. 2 I); fêmures anteriores com três espinhos, primeiro arredondado, dois últimos curtos e pontiagudos (Fig. 2 N).

Abdômen: fêmea com manchas claras na região estornopleural; segmentos abdominais lateralmente com manchas circulares pretas; o último com manchas alongadas (Fig. 2 B e 2E; machos) com manchas claras na pleura e faixas transversais claras lateralmente (Fig. 2 F e 2H) último urosternito visível (VII) da fêmea é três vezes mais largo do que longo, margem anterior projetada, a posterior levemente sinuosa (Fig. 2C); macho com) o último urosternito visível (VII) com a margem anterior cerca de duas vezes mais longa do que a posterior, esta com uma invaginação aguda, margens laterais oblíquas e retas (Fig. 2G)

Genitália da fêmea: a metade esquerda do ovipositor possui quatro dentes, o primeiro pequeno seguido por três maiores e arredondados (Fig. 2D e 2M).

Genitália do macho:,nuue com o lobo anterior lanceolado e quitinizado; lobo basal do pigóforo estreito e comprido, localizado mais internamente, aedeagus bem desenvolvido, bífido na extremidade, com uma parte maior arredondada e o outra pontiaguda e quitinizada (Fig. 2J e 2L)

Medidas: comprimento do corpo: 20 - 22 mm (fêmea: 23-25 mm) (macho; envergadura: 79mm (fêmea; 80mm (macho)))

Material examinado: Brasil. Goiás: Goiânia, X - 1983 (E. Ferreira), 4fêmeas e 4 machos, FCAVJ . São Paulo: Franca X - 1983 (W. L. G. Salgado), 4 fêmeas e 2 machos, FCAVJ.

Característica taxonômica: esta espécie distingue-se pela coloração pardacenta e manchas do mesonoto.

Comentários: trata-se da primeira referência desta espècie em cafeeiros (Franca, SP) É a segunda espécie do gênero Dorisiana associada ao cafeeiro, com época provável de ocorrência em outubro.