Esaguasu, Galileo & Martins, 2007

Galileo, Maria Helena M. & Martins, Ubirajara R., 2007, Descrições de táxons em Hippopsini, Desmiphorini e Pteropliini (Cerambycidae, Lamiinae), Papéis Avulsos de Zoologia 47 (25), pp. 349-357 : 356

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492007002500001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12640322

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/C8288796-FF9A-CC24-FEB6-F9D2A90AEDF8

treatment provided by

Felipe

scientific name

Esaguasu
status

gen. nov.

Esaguasu View in CoL gen. nov.

Etimologia: Tupi, esa = olho; guasu = grande. Refere aos olhos muito desenvolvidos.

Espécie-tipo, Esaguasu ocularis sp. nov.

Lados da fronte fortemente divergentes em direção ao clípeo. Tubérculos anteníferos próximos nas bases e agudos no ápice. Olhos grosseiramente granulados. Lobos oculares inferiores ocupam quase todo o lado da cabeça. Lobos oculares superiores tão distantes entre si quanto a largura de dois omatídios. Escapo robusto, apenas mais curto que o antenômero III. Flagelômeros III e IV com franja densa de pêlos na margem inferior; nos antenômeros V e VI com franja esparsa. Antenômero III apenas mais longo do que o IV e subigual ao comprimento do V. Protórax mais largo do que longo, com espinho lateral no nível do terço posterior. Friso basal do pronoto bem marcado e margem basal emarginada com entalhe no centro. Processo prosternal regularmente curvo. Processo mesosternal com tubérculo arredondado e sulcado no centro. Élitros com setas eretas e manchas de pubescência clara e compacta; extremidades espinhosas. Fêmures subfusiformes. Extremidades posteriores atingem a margem apical do urosternito II. Mesotíbias com sulco situado um pouco além do meio.

Discussão: Pela presença de franja de pêlos nos flagelômeros basais Esaguasu gen. nov. assemelha-se a Atelodesmis Buquet, 1857 . Difere pela fronte com lados fortemente divergentes, tubérculos anteníferos próximos entre si e agudos, lobos oculares superiores subcontíguos, escapo sem franja de pêlos densos e apenas mais longo do que o antenômero III, franja de pêlos esparsos nos antenômeros V e VI, espinho lateral do protórax no nível do terço basal, friso basal do pronoto bem marcado e margem basal emarginada com entalhe no centro, extremidades elitrais espinhosas e processo mesosternal com tubérculo.

Em Atelodesmis , fronte com lados paralelos, tubérculos anteníferos distantes entre si e não elevados, lobos oculares superiores estreitos tão distantes entre si quanto o quádruplo da largura de um lobo, escapo, pedicelo e antenômeros III e IV com pêlos em toda a superfície, espinho lateral do protórax no nível do meio, base do pronoto sem área diferenciada, extremidades elitrais desarmada, processo mesosternal sem tubérculo.

V

Royal British Columbia Museum - Herbarium

VI

Mykotektet, National Veterinary Institute

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF