Eciton (Acamatus) minense Borgmeier

Borgmeier, T., 1939, Nova contribuição para o conhecimento das formigas neotropicais (Hym. Formicidae)., Revista de Entomologia, São Paulo 10, pp. 403-428 : 410-412

publication ID

6484

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6287265

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/BA75D8B6-89D3-9F97-0351-2FCDFBDC788E

treatment provided by

Christiana

scientific name

Eciton (Acamatus) minense Borgmeier
status

 

Eciton (Acamatus) minense Borgmeier   HNS , 1928 (Figs. 7, 9)

Esta espécie é muito visinha de balzani Em.   HNS , de que pude examinar dois cotypos. A esculptura de minense é muito mais forte, e a carena transversal do pronoto mais accentuada.

Em 30.XII.1935, o rev. P. Schwarzmaier e o dr. H. de Souza Lopes descobriram a femea indescripta, juntamente com diversos phorideos (Commoptera, Xanionotum, Ecitophora). Tratava-se de um exemplar jovem, que conservei vivo durante algum tempo em ninho artificial, onde depositou alguns ovos.

Fêmea (indescripta). - Comprimento 11 mm. Coloracao vermelho-escura, antennas e patas mais claras. Brilhante. Cabeça, thorax, peciolo e patas com pilosidade moderadamente comprida, obliqua, esparsa; gaster com pubescencia adjacente relativamente comprida e regularmente distribuída. Cabeça (com vista dorsal) subquadrangular, posteriormente um pouco dilatada, ângulos posteriores largamente arredondados, bordo posterior um pouco concavo. Occiput com uma excavação profunda transversal; collarinho occipital saliente, concavo no meio. Mandíbulas simples. Clypeo recto. Olhos pequenos, ligeiramente convexos, collocados acima do meio dos lados da cabeça. Carenas frontaes pouco salientes, convergentes. Sulco frontal distincto, terminando acima do meio da fronte. O thorax é formado mais ou menos como em diana   HNS , mas o sulco longitudinal é pouco accentuado no pronoto e apresenta a maior dilatação no mesonoto, onde forma uma fovea oval que occupa toda a largura do thorax; no epinoto, o sulco não é dilatado; face declive obliqua, muito menos comprida que a face basal. Epipleuras com carena obliqua. Peciolo com os bordos lateraes aguçados; angulo anterior muito convexo, visto de perfil; visto de cima, o peciolo é subquadrangular e ligeiramente estreitado anteriormente; face anterior vertical, excavada no meio. Gaster achatado. Todos os fémures e tibias fortemente compressos.

Uma fêmea, Campinas, Goyaz, 30.XII.1935, Schwarzmaier e Lopes leg., no ninho que estava installado numa casa de cupim (Cornitermes sp.).

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hymenoptera

Family

Formicidae

Genus

Eciton

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF