Edessa albomarginata ( Stål, 1855 )

Silva, Eduardo José Ely e, Fernandes, José Antonio Marin & Grazia, Jocélia, 2004, Variações morfológicas em Edessa rufomarginata e revalidação de E. albomarginata e E. marginalis (Heteroptera, Pentatomidae, Edessinae), Iheringia, Série Zoologia 94 (3), pp. 261-268 : 265-266

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0073-47212004000300006.

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.3663835

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/A64487C5-FFA9-B043-FEB9-D808FD48711B

treatment provided by

Tatiana

scientific name

Edessa albomarginata ( Stål, 1855 )
status

 

Edessa albomarginata ( Stål, 1855) revalidada

( Figs. 13-16 View Figs )

Aceratodes albomarginatus STÅL, 1855:183 ; WALKER, 1867:453. Edessa (Aceratodes) albomarginata ; STÅL, 1872:57.

Diagnose. Rostro com o primeiro segmento tão longo quanto as búculas; superfície ventral do abdome com pontuação fina e esparsa; bordo dorsal do pigóforo com duas abas que se projetam de cada lado sobre as laterais do décimo segmento, encobrindo os processos do diafragma; cabeça do parâmero com duas projeções, uma anterior alongada e afilada e uma posterior curta e retangular; face externada cabeça doparâmero com uma depressão; processo da taça genital de contorno retangular, com sutura diagonal junto ao ápice, que acompanha uma leve reentrância e outrasutura basal sem reentrância; décimosegmento com margemposterior não projetada; gonocoxito 8 com o terço posterior deprimido e bordo posterior formando um arco fechado e recortado próximo ao bordo interno.

Descrição. Comprimento 13,8-17,3 mm; largura 8,3- 10,5 mm, corpo ovalado. Coloração dorsal castanha a verde-oliva; margens das jugas, margens ântero-laterais do pronoto e dois terços das bordas do córiode coloração branco-amarelada. Superfície dorsal com pontuação escura, exceto conexivo onde a pontuação é clara. Ângulos umerais não desenvolvidos. Face ventral, pernas e antenas de coloração castanha mais clara que a face dorsal; estrias negras do abdome ausentes ou reduzidas, localizadaspróximo à margem do abdome.

Cabeça mais larga que longa. Jugas mais longas que o clípeo, com pequenos sulcos transversais e sem pontuação, arredondadas e curvadas ventralmente no ápice. Tubérculos anteníferos com dente reduzido; primeiro antenômero mais curto que o segundo, segundo e terceiro subiguais, quarto mais longo que o terceiro e quinto mais longo que o quarto. Rostro atingindo a primeira bifurcação do processo do metasterno, com o primeiro segmento tão longo quanto as búculas. Búculas paralelas e largas. Pronoto declivente, brilhante, com os ângulos ântero-laterais armados com pequeno dente; margem ântero-lateral reta, íntegra e levemente emarginada; cicatrizes do pronoto subcalosas e não pontuadas. Superfície ventral do pronoto com pontuação igual a da superfície dorsal. Escutelo brilhante com ápice levemente acuminado. Cório fosco, com pontuaçãoigual a do resto do corpo e veias sem diferença de coloração. Membrana do hemiélitro castanho-escura a negra, brilhante, sem reflexo metálico. Mesosterno com carena mediana baixa que avança até as coxas anteriores. Processo metasternal mais longo que largo, achatado, liso e glabro, com abifurcaçãoanterior divergenteeápices evanescentes. Bifurcação anterior do processo metasternal atingindo o meio do mesosterno e acomodando parcialmente o quarto segmento do rostro. Área evaporatória rugosa, fosca, mais clara que a face ventral; peritrema ostiolar atingindo 4/5 da largura da metapleura. Conexivo exposto, com a pontuação fina, densa, da mesma cor que a da face dorsal. Ângulos póstero-laterais do conexivo pouco desenvolvidos.

Ângulos posteriores do sétimo segmento pouco desenvolvidos. Face dorsal do abdome castanha a verdeoliva; superfície ventral com pontuação fina e esparsa. Espiráculos elípticos e tricobótrios na mesma linha dos espiráculos.

Genitália do macho. Pigóforo retangular em vista dorsal, com abertura dorso-posterior e ângulos pósterolaterais arredondados; superfície ventral pontuada no terço posterior. Bordo dorsal do pigóforo com duas abas que se projetam de cada lado sobre as laterais do décimo segmento, encobrindo os processos da taça genital (fig. 13). Cabeça do parâmero com duas projeções, uma anterior muito alongada e afilada e uma posterior, curta e retangular. Face externa da cabeça doparâmero comuma depressão junto do pé do parâmero (fig. 14). Processo da taça genital de contorno retangular, com sutura diagonal junto ao ápice, que acompanha uma leve reentrância e outra sutura basal, sem reentrância (fig. 15). Décimo segmento cilíndrico, com margemposterior não projetada, sulcada e recoberta por pêlos; face posterior truncada, com sulcoe sem carenas (fig. 13).

Genitália da fêmea. Gonocoxitos 8 pilosos, pontuados, em um plano diferente das demais placas genitais e com o terço posterior deprimido; bordo posterior do gonocoxito 8 formando um arco fechado e recortado próximo ao bordo interno. Gonocoxitos 9 pilosos, formato trapezoidal e fortemente convexo, freqüentemente com carenamediana (fig. 16).

Distribuição. Brasil e Argentina.

Material examinado. BRASIL, Minas Gerais: holótipo, ( NHRM) ; São Paulo: Itu ,, XI.1958, D. Martins col.( MZSP) ; George Oeterer ,, 15.X.1961, Werner col. ( MZSP) ; Rio Grande do Sul: Barra do Quaraí ( Parque Estadual do Espinilho ),,, 18.IX.2003, C. Schwertner col. ( UFRG) . ARGENTINA, Jujuy:, ( MACN) ; Salta:, ( MACN) ; Cerro São Bernardo ,, I.1954, F. Monrós col. ( IMLA) (comparado como holótipo de A. albomarginatus ) ; Chaco :, ( MACN) ; Tucumán: ( MACN) ; Entre Ríos: Concordia ,, I.1979, M. Viana col. ( MACN) ; Federal ( El Monte ), 2, 2, 20.VII.1966, A. Pirán col. ( MACN) ;,, 20.VII.1966, A. Pirán col. ( MACN) ; Mendoza: Cacheuta, ( MACN) ; Buenos Aires: ( MACN) .

NHRM

NHRM

MZSP

Brazil, Sao Paulo, Sao Paulo, Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

UFRG

Brazil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biologia

MACN

Argentina, Buenos Aires, Museo Argentina de Ciencias Naturales

IMLA

Argentina, Tucuman, Universidad Nacional de Tucuman, Fundacion e Instituto Miguel Lillo

NHRM

Naturhistoriska Rijkmuseet

MZSP

Sao Paulo, Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

UFRG

Instituto de Biologia

MACN

Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia

IMLA

Fundacion e Instituto Miguel Lillo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Pentatomidae

Genus

Edessa

Loc

Edessa albomarginata ( Stål, 1855 )

Silva, Eduardo José Ely e, Fernandes, José Antonio Marin & Grazia, Jocélia 2004
2004
Loc

Aceratodes albomarginatus STÅL, 1855:183

STÅL, 1855:183
WALKER, 1867:453
Loc

Edessa (Aceratodes) albomarginata

STÅL, 1872:57
GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF