Pachypeza ferruginea, Ayman & A Mohamed & Danny, 2009

Martins, Ubirajara Ribeiro, Galileo, Maria Helena M. & Limeira-de-Oliveira, Francisco, 2009, Cerambycidae (Coleoptera) do estado do Maranhão, Brasil. II, Papéis Avulsos de Zoologia 49 (38), pp. 503-527 : 520-521

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492009003800001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/330B87C6-2A70-FFF3-FD1E-F8B8FEBDFD76

treatment provided by

Felipe

scientific name

Pachypeza ferruginea
status

sp. nov.

109. Pachypeza ferruginea View in CoL sp. nov. ( Fig. 3 View FIGURAS 1‑5 )

Tegumento castanho-escuro. Fronte com pubescência alaranjada, esparsa, mais concentrada numa faixa longitudinal a cada lado, no lado interno dos lobos oculares inferiores e prolongadas até o clípeo. Lobos oculares inferiores apenas mais longos que a região malar. Lados da cabeça com faixa de densa pilosidade laranja-avermelhada. Antenas do macho atingem o ápice elitral no meio do antenômero V. Antenômero III e IV castanho-avermelhados com franja densa de pelos pretos no lado inferior. Antenômeros V-X com as bases largamente aneladas de branco.

Protórax com lados sem projeções. Pronoto com rugas transversais; faixa central larga de pubescência alaranjada; a cada lado faixa estreita da base ao meio com pubescência alaranjada. Lados do protórax com faixa de pubescência branca, densa; essa faixa, prolongada pelo mesepisterno, mesepimero e metepisterno. Meio do mesosterno e do metasterno com pubescência amarelada. Escutelo com a orla coberta por pubescência alaranjada.

Élitros com pubescência de fundo muito esparsa, entremeada por pelos curtos e brancos; faixa sutural de pubescência alaranjada, estreita, do escutelo até antes do meio; pequenas manchas irregulares de pubescência alaranjada presentes em toda superfície elitral; no meio de cada élitro, uma faixa longitudinal de pubescência esbranquiçada.

Pernas castanho-escuras com pubescência branco-amarelada, esparsa. Urosternitos revestidos por pubescência amarelada, mais entremeada de pubescência alaranjada nos III-IV. Último urotergito com projeções laterais revestidas por pelos pretos.

Dimensões em mm: Comprimento total, 12,3-14,5; comprimento do protórax, 2,6-3,3; maior largura do protórax, 2,8-3,0; comprimento dos élitros, 8,5-9,9; largura umeral, 3,5-4,2.

Material examinado: Holótipo macho, Caxias (Campus, UEMA, Morro do Alecrim), 20-25.XII.2008, F. Limeira-de-Oliveira col., luz branca ( MZSP) . Parátipo macho, mesma procedência do holótipo,

01-05.I.2009, F. Limeira-de-Oliveira col., luz branca ( MZSP) .

Discussão: Pachypeza ferruginea sp. nov., pelos lados dos élitros sem pubescência branca densa, relaciona-se com P. teres Pascoe, 1888 e P. joda Dillon & Dillon, 1945 . Difere de P. teres pelo padrão de colorido dos élitros com manchas alaranjadas dispersas, faixa branca central, curta e larga e dimensões maiores; em P. teres , a faixa branca estende-se do quarto basal ao quarto apical dos élitros e, ao lado dela, a faixa de pubescência alaranjada é contínua e as dimensões são menores. Distingue-se de P. joda pela faixa do meio do pronoto, bordas do escutelo e faixa da sutura, alaranjadas. Em P. joda estas faixas são esbranquiçadas. Dillon & Dillon (1945) não mencionaram para P. joda os pelos elitrais brancos, pequenos e rijos que em P. ferruginea são muito evidentes.

MZSP

Sao Paulo, Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Pachypeza

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF