Edessa luteovenulata, Ely e Silva & Fernandes & Grazia, 2006

Ely e Silva, Eduardo J., Fernandes, José A. M. & Grazia, Jocélia, 2006, Caracterização do grupo Edessa rufomarginata e descrição de sete novas espécies (Heteroptera, Pentatomidae, Edessinae), Iheringia, Série Zoologia 96 (3), pp. 345-362 : 355-356

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0073-47212006000300012

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6256951

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03E687C2-4A29-FF8C-FC37-6579FD8E0420

treatment provided by

Valdenar

scientific name

Edessa luteovenulata
status

sp. nov.

Edessa luteovenulata sp. nov.

( Figs. 13 View Figs , 25 View Figs , 51 View Figs , 58 View Figs )

Etimologia. Epíteto alusivo àcoloração da venação do cório.

Descrição. Comprimento 13,1-14,0; largura 7,1-7,9, corpoovalado ( Fig. 13 View Figs ). Coloração geral verde-clara; cório castanho; pernas e antenas amareladas. Face ventral verde-clara com estrias descoloridas. Cabeça com a superfície superior não-pontuada. Jugas com pequenos sulcos transversais e sem pontuação, arredondadas e curvadas ventralmente no ápice. Tubérculos anteníferos com dente vestigial; primeiro antenômero menor que o segundo, segundo e terceiro subiguais, quarto maior que o terceiro e quinto maior que o quarto. Rostro atingindo a primeira bifurcação do processo do metasterno, com o primeiro segmento tãolongo quanto as búculas; segundo segmento do rostro menor que o terceiro e quarto reunidos; búculas paralelas. Pronoto rugoso, pontuado, brilhante, com os ângulos ântero-laterais armados com umpequeno dente. Margens ântero-laterais retas, íntegras e levemente emarginadas. Ângulos umerais nãodesenvolvidos. Cicatrizes do pronoto subcalosas e nãopontuadas. Escutelo brilhante, com ápice levemente acuminado, com pontuação maisfina que o pronoto. Cório fosco, castanho, com pontuação mais fina e densa do que o resto do corpo; veias amareladas; margem costal do cório com pontuação grosseira. Membrana do hemiélitro brilhante, castanho-clara. Superfície ventral do pronoto rugosa e pontuada. Mesosterno pontuado, com uma carenamediana baixa queavança até as coxas anteriores. Processo metasternal mais longo que largo, achatado, liso e levemente piloso; bifurcação anterior do processo metasternal divergente, com os ápices evanescentes, atingindo o terço medianodo mesosterno e acomodando o quarto e parcialmente o terceiro segmento do rostro. Área evaporatória rugosa, fosca e com a mesma cor da face ventral; peritrema ostiolar atingindo 3/5 da largura da metapleura. Conexivo com apontuação concolor muito fina e densa. Ângulos póstero-laterais do conexivo e posteriores do sétimo segmento pouco desenvolvidos e agudos. Face dorsal do abdome castanho-escura; superfícieventral com pontuação muito fina e esparsa. Tricobótrios externos à linha dos espiráculos.

Genitália do macho ( Fig. 25 View Figs ). Pigóforo retangular em vista dorsal; abertura dorso-posterior, ângulos póstero-laterais arredondados; superfície ventral ( Fig. 58 View Figs ) comsulcos e elevações; bordo ventral comrecorte central em “u” aberto. Pigóforo com 1+1 escavações pouco profundas na parede ventral da taça genital. Parâmeros com cabeça mais pé geniculados, sendo a cabeça voltada para a região anterior e a face ântero-lateral escura, com textura diferenciada e direcionada para o processo da taça genital. Processos da taça genital quadrangulares, bem visíveis, castanho-escuros, situados junto ao bordo dorsaldo pigóforo. Décimo segmento cilíndrico, com um par de sulcos rasosrecobertos porpêlos ea face posterior levemente truncada e sem carenas.

Genitália da fêmea ( Fig. 51 View Figs ). Gonocoxitos 8 pontuados, no mesmo plano que as demais placas genitais, com uma área elevada iniciando juntoao bordo sutural e se estendendo em curva até próximo o bordo posterior; margem posterior em arco, com recorte na metade apical do bordo sutural; projeção afilada do bordo posterior ausente, deixando visíveis as gonapófises 9. Gonocoxitos 9 planos, destituídos de carena. Laterotergitos 8 com projeções curtas, levemente mais longas que os laterotergitos 9. Laterotergitos 9 com as extremidadesarredondadas e subiguais ao bordoposterior da banda que une dorsalmente os laterotergitos 8.

Distribuição. Brasil (Mato Grosso).

Material-tipo. Holótipo, BRASIL, Mato Grosso: Chapada [ dos Guimarães ], 15°26’S, 55°45’W, 1882-1884, H. Smith col. ( CMNH). GoogleMaps Parátipo, mesmos dados do holótipo ( CMNH) GoogleMaps .

Discussão. Edessa luteovenulata sp. nov. diferencia-se por apresentar: cório castanho, fosco, com as veias de coloração amarelada e margem costal com pontuação grosseira da mesma cor que o cório; tricobótrios externos à linha dos espiráculos; processos da taça genital quadrangulares, castanho-escuros e bem visíveis; décimo segmento com um par de sulcos rasos recobertos por pêlos ea faceposterior levemente truncada e sem carenas e gonapófises 9 visíveis.

CMNH

USA, Pennsylvania, Pittsburgh, Carnegie Museum of Natural History

CMNH

The Cleveland Museum of Natural History

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Pentatomidae

Genus

Edessa

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF